Bom, eu estava fazendo meu auto exame nas mamas como de costume. Estava sentindo meu seio esquerdo doendo. Nada que eu já sentisse antes. Ao fazer o exame eu detectei modulos em meu seio dolorido. Bom, a primeira reação é de apavoramento. Talvez ainda esteja eu apavorada, por meus exames ficam prontos somente amanha cedo, quando levarei ao meu médico para me dizer do que se trata. O medo do não saber, é terrível. Devido essa circunstancia, e ao conversar com as mulheres que trabalham comigo, eu percebi que nem todas tem o costume de se tocar, de auto se examinar. Pois bem o post de hoje vai se tratar desse caso: AUTO EXAME DAS MAMAS
O exame das mamas efetuado pela própria mulher. É conhecendo suas mamas que você pode verificar qualquer alteração. Faça o auto-exame uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o auto-exame deve ser feito num mesmo dia de cada mês, como por exemplo todo dia 15.
O QUE PROCURAR? Diante do espelho:Deformações ou alterações no formato das mamas. Abaulamentos ou retirações.
Ferida ao redor do mamilo No banho ou deitada: Caroços nas mamas ou axilas, secreções pelos mamilos.
Ferida ao redor do mamilo No banho ou deitada: Caroços nas mamas ou axilas, secreções pelos mamilos.
COMO EXAMINAR SUAS MAMAS? Diante do espelho:
Eleve e abaixe os braços.Observe se há alguma anormalidade na pele, alterações no formato, abaulamentos ou retrações.
Durante o banho:Com a pele molhada ou ensaboada, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila.Faça o mesmo na mama esquerda.
Deitada: Coloque um travesseiro debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda sob a cabeça. Com os dedos da mão direita, apalpe a parte interna da mama. Inverta a posição para o lado direito e apalpe da mesma forma a mama direita.
Com o braço esquerdo posicionado ao lado do corpo, apalpe a parte externa da mama esquerda com os dedos da mão direita.
Mas atenção: Se você encontrar algumas das citações, o melhor e procurar o medico. Pois somente o seu ginecologista poderá distinguir o que seria seu achado.
Bom amanha, verei o que é meu achado. Mas de uma coisa tenho certeza. É um corpo estranho em mim, algo que meu corpo esta rejeitando, e precisa ser eliminado.
Mas terei fé. Mas somente amanha poderei terminar esse capitulo em minha vida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário